sábado

Acne Tratamento para todos os tipos de Pele

Coisa de Pele

Você sabia que a acne também atinge os adultos, principalmente as mulheres? Saiba como ter uma pele linda nesta matéria exclusiva

A acne não é problema apenas de adolescentes. A doença pode prosseguir até a fase adulta, chegando a afetar 20% das mulheres na faixa entre 26 e 45 anos. Como afeta diretamente a estética do rosto e de algumas partes do corpo, pode gerar problemas emocionais como baixa autoestima.
Para que ocorra, é preciso ter predisposição genética, ou seja, quando ambos os pais tiveram um quadro semelhante, a chance de o filho também desenvolver é de 50%. As manifestações da acne dependem da presença dos hormônios sexuais. Por isso, as lesões começaram a surgir na puberdade. Já nos adultos, as causas também podem ser outras.
A seguir a dermatologista Dra. Vivilaine Campelo, do Instituto da Pelle do Rio de Janeiro, responde ás principais dúvidas sobre esse asunto tão delicado.

Ponto de Encontro: Qual a diferença entre acne na adolescência e na fase adulta?
Vivilaine Campelo: A principal diferença é a localização. Na adolescência, é comum a forma difusa – em toda a face ou nas áreas com mais oleosidade, no queixo, nariz e testa- , enquanto que na fase adulta, as áreas mais atingidas são o queixo mandíbulas e pescoço.

P.E.: Quais as principais razões para o seu aparecimento na mulher madura:
V.C.: Pode surgir em decorrência de alterações hormonais, como o hiperadrogenismo, que tem como principal  causa a síndrome dos ovários micropolicísticos. Na maioria dos casos a acne na mulher adulta, não há uma doença endócrina associada. A causa mais comum é aumento de sensibilidade da pele aos hormônios androgênicos (masculinos), responsáveis pelas manifestações da doença (lesões inflamatórias e aumento de seborréia). Porém é importante salientar que, mesmo com essas alterações, muitas vezes os exames laboratoriais estão dentro de níveis normais. O uso de cosméticos inadequados é um fator relevante no agravamento da acne. Aguns estudos apontam o estresse, a hereditariedade e o tabagismo como fatores relacionados a piora do problemas.

P.E.: Como se forma a espinha?
V.C.: São lesões que costumam ser mais profundas, formando pequenos nódulos avermelhados e doloridos, com inflamação moderada.
P.E.: Que sofre mais: as mulheres ou os homens? Por quê?
V.C: A acne adulta é comum em mulheres de 20, 30 e até 40 anos, porque, além de componente hormonal, elas são mais sucetíveis ao uso de produtos inadequados para seu tipo de pele, o que pode agravar as lesões.

P.E..: A alimentação pode influenciar o aparecimento de espinhas?
V.C.: Alguns estudos comprovam que a alimentação tem influência na piora da acne. Mas isso não é regra. Nem toda mulher com acne tem esse problema porque come chocolate ou alimentos gordurosos. Mas algumas pessoas notam piora com ingestão de certos alimentos. Nesse caso, é só evita-los.

P.E.: Quando é necessário procurar outros especialistas (como endocrinologista e ginecologista) para tratar o problema?
V.C.: Sempre que temos uma condição hormonal envolvida, o tratamento tem que ser multidisciplinar. É o caso do hepradrogenismo, por exemplo.

P.E.: Quais são os tratamentos mais indicados?
V.C.: Medicações de uso local. Oral e procedimentos dermatológicos, como peelings e fotomodulação, também são importantes no combate á doença. Podemos utilizar o tratamento Fraxel, com o intuito de diminuir os tamanhos dos poros (acumulando assim menos oleosidade) e as possíveis cicatrizes formadas. A escolha do tratamento ideal vai depender de cada caso e da fase em que a acne está, sendo importante uma avaliação detalhada, feita pelo dermatologista.


Revista PONTO DE ENCONTRO. A revista da drogaria São Paulo. Edição 45 AGO/SET.
Matéria Coisas Da Pele>Pág 30, 31.

Nenhum comentário: